SOS Palmilha - Baropodometria - Teste da Pisada - Palmilhas Esportivas e Posturais

 

SOS Palmilha - Artigos

Artigos > Seu joelho pode apresentar mais problemas do que você imagina  
Seu joelho pode apresentar mais problemas do que você imagina

 

Sos Palmilha - Artigo: Seu joelho pode apresentar mais problemas do que você imagina

O joelho é uma estrutura muito complexa, e, sendo assim, acaba sofrendo vários problemas. Um problema que muitos esportistas apresentam quando procura a fisioterapia é a condromalácia patelar.

Essa lesão se define pelo amolecimento da cartilagem da patela (antiga rótula) e conseqüente aparecimento de fissuras no local. Ela pode ser diagnosticada através dos sinais e sintomas, e de artroscopia, em que se pode observar a articulação.

A degeneração pode acontecer por trauma, variações anatômicas, cirurgias, desequilíbrio muscular, sobrecargas prolongadas ou repetitivas no joelho. O atleta pode sentir dores na patela durante a palpação e quando for pressioná-la em direção a sua superfície de contato com o joelho, desencadeando uma hipersensibilidade na sua superfície articular.

É mais freqüente em atletas jovens do sexo feminino, que têm maior probabilidade de desenvolver sintomas que os homens. Em pessoas idosas está associado com a osteoartrose, ou seja, há uma degeneração crônica da cartilagem articular com eventual crescimento ósseo nas margens das articulações.

Os atletas que têm o pé pronado (aqueles que apóiam mais a parte mediall do pé ao caminhar ou correr) podem ter maior probabilidade de sofrer com esse problema, porque essa posição do membro inferior altera a biomecânica da corrida e pode levara lesão.

A condromalácia também pode se manifestar através de dores em atividades funcionais como descer e subir escadas, saltos e corridas, e período prolongado sentado com o joelho em flexão.

Uma maneira de procurar evitar o aparecimento desse problema é alongar e fortalecer o quadríceps (parte anterior da coxa) e aparte posterior do membro acometido, incluindo-se a panturrilha; lembrando sempre que esse procedimento sempre será mais benéfico se for realizado com a orientação de um fisioterapeuta ou um preparador físico.

Hoje existem bandagens funcionais (não é o esparadrapo), que são fitas adesivas elásticas e ou rígidas, que auxiliam no tratamento fisioterapêutico, diminuindo a sobrecarga no joelho durante o gesto esportivo.

A reabilitação será feita de acordo com cada atleta, após uma avaliação minuciosa do médico e do fisioterapeuta para que se possa seguir um melhor tratamento e assim um retorno mais rápido à pratica esportiva.

Dr. Leonardo Signorini
SOS PALMILHA

 

SOS Palmilha - Baropodometria - Teste da Pisada - Palmilhas Esportivas e Posturais

 

Medicina Esportiva Joaquim Grava
Telefone: (11) 3885-4717
Rua Tabapuã, 82 - 10° Andar
Itaim Bibi  - São Paulo - SP

SOS Palmilha
Telefone: (11) 4427-6995
Av. Industrial, 780 - Sala 2207
Bairro Jardim - Santo André - SP
 

INA - Instituto do Atleta
Telefone: (11) 3050-5123 | (11) 99486-8530
Rua Bento de Andrade, 252
Jd. Paulista - São Paulo - SP

Vita & Salute Fisioterapia
Telefone: 4701-5872
Estrada de São Francisco, 2008 - Sala 912
Taboão da Serra - SP

Osasco, Alphaville e Granja Viana
Telefone: (11) 97184-7749
Carlos - Atendimento à domicílio

SOS Palmilha - Facebook SOS Palmilha - Youtube SOS Palmilha - Instagram

© 2013-2017 SOS PALMILHA - Palmilhas Esportivas e Posturais. Todos os direitos reservados. Agência Mazzini