SOS Palmilha - Baropodometria - Teste da Pisada - Palmilhas Esportivas e Posturais

 

SOS Palmilha - Artigos

Artigos > Meniscos: Os amortecedores do seu joelho  
Meniscos: Os amortecedores do seu joelho

 

Sos Palmilha - Artigo: Meniscos os amortecedores do seu joelho

Com certeza você já ouviu falar dos meniscos, mas sabe o que são e para que eles servem? Os meniscos são estruturas semilunares de tecido fibrocartilaginoso; existem dois dentro de cada joelho (medial e lateral), cada um com diversas funções.

Por estarem localizados entre os ossos (fêmur e tíbia) do joelho, tem um papel muito importante que é a função de amortecer os impactos do peso corpóreo sobre o solo e vice-versa em até 20% no caso de um menisco intacto (Andrews, 2000), prevenindo futuras lesões degenerativas da cartilagem que recobre estes ossos.

Uma segunda função é a distribuição e transmissão de cargas de força durante uma corrida, salto e até mesmo durante a caminhada. Eles também aumentam a estabilidade articular auxiliando outros ligamentos, permitindo uma melhor congruência da articulação.

Colaboram para melhorar a lubrificação da articulação, servindo como esponjas que absorvem e eliminam o líquido sinovial, nutrindo a articulação por diferença de pressão. Podemos tomar certos cuidados para prevenir e preservar os meniscos.

Por exemplo, os movimentos de giro da coxa sobre a perna devem ser realizados com leveza e com o apoio do peso sobre o ante pé (parte mais próxima dos dedos), para evitar que o joelho "trave" no chão e o corpo continue o giro, podendo lesar, além do menisco, os ligamentos.

Outro movimento que exige cautela é evitar dobrar o joelho ao máximo, de modo súbito e com o peso corporal sobreposto, ou seja, agachamentos máximos e rápidos. Do mesmo modo, deve-se evitar extensões súbitas do joelho, travando-o (esticar até o final) (Gonçalves, 2001).

Realizar alongamentos periodicamente, além dos exercícios localizados de manutenção, também auxiliam na preservação dos meniscos, pois tornam a musculatura mais funcional e apta para proteger a articulação, evitando um movimento anômalo do joelho por falta de controle muscular.

Dr. Leonardo Signorini
SOS PALMILHA

 

SOS Palmilha - Baropodometria - Teste da Pisada - Palmilhas Esportivas e Posturais

 

Medicina Esportiva Joaquim Grava
Telefone: (11) 3885-4717
Rua Tabapuã, 82 - 10° Andar
Itaim Bibi  - São Paulo - SP

SOS Palmilha
Telefone: (11) 4427-6995
Av. Industrial, 780 - Sala 2207
Bairro Jardim - Santo André - SP
 

INA - Instituto do Atleta
Telefone: (11) 3050-5123 | (11) 99486-8530
Rua Bento de Andrade, 252
Jd. Paulista - São Paulo - SP

Vita & Salute Fisioterapia
Telefone: 4701-5872
Estrada de São Francisco, 2008 - Sala 912
Taboão da Serra - SP

Osasco, Alphaville e Granja Viana
Telefone: (11) 97184-7749
Carlos - Atendimento à domicílio

SOS Palmilha - Facebook SOS Palmilha - Youtube SOS Palmilha - Instagram

© 2013-2017 SOS PALMILHA - Palmilhas Esportivas e Posturais. Todos os direitos reservados. Agência Mazzini