SOS Palmilha - Baropodometria - Teste da Pisada - Palmilhas Esportivas e Posturais

 

SOS Palmilha - Artigos

Artigos > Mais atenção com os seus pés  
Mais atenção com os seus pés

 

Sos Palmilha - Artigo: Mais atenção com os seus pés

Como sabemos, os pés são as estruturas que entram primeiramente em contato com o solo. Os pés acabam absorvendo o impacto das passadas e podem não suportar tanto desgaste e sofrer vários tipos de lesões.

Existe uma gama de lesões que podem ser ocasionadas pelo esporte praticado por vocês. Com a corrida, há uma maior sobrecarga de forças geradas pela ação da gravidade (peso corpóreo sobre o solo) e o contrário a essa força, ou seja, do impacto do solo sobre os pés.

Uma dessas lesões é a fratura por "stress", que pode aparecer nos metatarsos (primeira fileira óssea abaixo dos dedos do pé) e é mais provável que aconteça no início da temporada, no atleta sem preparo físico ou com mudanças de superfícies de treinamento e ainda no calçado inadequado para determinado tipo de solo.

O pé recebe o impacto constante do solo e não resiste. Portanto um bom calçado para cada tipo de corrida, ameniza o problema.

Existe também a tendinite do calcâneo. O tendão do calcâneo (Aquiles) é o tendão comum dos músculos da panturrilha. Insere-se na parte posterior do calcâneo e constitui um local freqüente de lesões nos atletas competitivos e recreacionais.

Essa lesão é causada pelo forte impacto na parte de trás do pé, normalmente desprotegido, e pelo "overuse" - uso excessivo. Um outro fator importante é a diferença no comprimento dos membros inferiores que sobrecarregam o lado da perna mais curta que recebe maior força de impacto na área de apoio do calcanhar. O uso de uma órtese (calcanheira) eleva o local, protegendo-o da lesão.

A fascite plantar é aquela dor encontrada na curvatura da sola do pé. A fáscia plantar é uma densa tira de tecido que sustenta o arco longitudinal (que vai do calcanhar em direção aos dedos do pé). Este arco ajuda na potência de arranque para a corrida e os saltos.

Esta lesão também é causada por "overuse" e/ou "overtrainning" - excesso de treino; é encontrada em atletas que tem o "pé chato". Por esse motivo, o uso preventivo de uma palmilha é de extrema importância para resolver o problema.

Outra lesão encontrada e que por muitas vezes é mal diagnosticada, é o neuroma interdigital, popularmente conhecido como Neuroma de Morton. É um tumor benigno de tecido fibroso, encontrado no antepé, ou seja, entre as bases dos dedos e o início da curvatura embaixo do pé.

A queixa principal é a sensação de queimação ou de choque elétrico no antepé, que por muitas vezes pode ser confundida com uma pedra no sapato. O uso de uma órtese também é indicado neste caso.

Outro tipo de lesão é a sesamoidite, que é a inflamação dos tecidos que circundam dois pequenos ossos encontrados no início da curvatura do pé (região localizada na sola do pé, logo abaixo do "dedão"). O atleta mais propenso a esta lesão é aquele com pé cavo rígido. Uma palmilha semi-rígida no local pode proporcionar o alívio da dor.

Primeiramente antes de o atleta inserir o uso de palmilhas em suas atividades esportivas, deve-se inicialmente procurar sempre um profissional qualificado como um ortopedista ou um fisioterapeuta para melhor diagnóstico da lesão e por seqüência, melhora da qualidade de vida e melhor desempenho no esporte.

Dr. Leonardo Signorini
SOS PALMILHA

 

SOS Palmilha - Baropodometria - Teste da Pisada - Palmilhas Esportivas e Posturais

 

Medicina Esportiva Joaquim Grava
Telefone: (11) 3885-4717
Rua Tabapuã, 82 - 10° Andar
Itaim Bibi  - São Paulo - SP

SOS Palmilha
Telefone: (11) 4427-6995
Av. Industrial, 780 - Sala 2207
Bairro Jardim - Santo André - SP
 

INA - Instituto do Atleta
Telefone: (11) 3050-5123 | (11) 99486-8530
Rua Bento de Andrade, 252
Jd. Paulista - São Paulo - SP

Vita & Salute Fisioterapia
Telefone: 4701-5872
Estrada de São Francisco, 2008 - Sala 912
Taboão da Serra - SP

Osasco, Alphaville e Granja Viana
Telefone: (11) 97184-7749
Carlos - Atendimento à domicílio

SOS Palmilha - Facebook SOS Palmilha - Youtube SOS Palmilha - Instagram

© 2013-2017 SOS PALMILHA - Palmilhas Esportivas e Posturais. Todos os direitos reservados. Agência Mazzini